terça-feira, 23 de novembro de 2010

ESSA GENTE DEU UM SHOW



Que festa! O teatro foi pequeno demais para um público entusiasmado, vibrante e em sintonia com proposta tão enriquecedora, que é dar ao estudante o seu direito de falar (no caso escrever) o que pensa e o que deseja para uma vida melhor. O 4º Desafio de Redação do Diário foi um gigante de conquistas, abrilhantado de maneira irretocável pelo mestre de cerimônia. Marcos Mion foi um show à parte, sabendo conduzir com maestria a adrenalina de jovens brilhantes, que deram seu recado no tema Crack, Tô Fora!

As torcidas também foram um capítulo à parte, Coreografadas, fantasiadas, unidas e contagiantes. Um espetáculo inesquecível. Um grito de guerra que despertou a sociedade.

Na festa desta terça-feira, nossa juventude acordou. Está consciente que o crack é o mal do século. É a causa do sofrimento de inúmeras pessoas, da aflição de famílias, da dor inominável de pais, filhos e irmãos. É a dependência alienante que faz o indivíduo trocar a vida por uma pedra. Entenderam que o combate a esse câncer social não é meramente uma questão de polícia ou de saúde. É também uma questão de Educação, onde Estado, sociedade e família são atores principais no combate a essa chaga. A dor de um dependente deve ser entendida como a dor de todos nós. O crack não escolhe faixa etária, social, cor ou credo. Portanto, não há um grupo de risco. Há um caminho perigoso por onde enveredam nossos jovens. Compete a todos fechar essa estrada.

E isso nossos estudantes entenderam. Na festa de encerramento e premiação, eles mostraram como se faz: com alegria, determinação, união e, principalmente, com olhos e ouvidos antenados para, diante da ameaça, abrir os pulmões e, num grito estridente, alto e infernal, acordar o mundo para ajudar a trazer de volta à vida que está perto de perdê-la.

Parabéns estudantes, professores, diretores, patrocinadores e organizadores. Mais que uma festa, o grande prêmio foi os ensinamentos que permanecerão perpetuados nos anais da história do Grande ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário